No marketing digital, é muito importante entender o que são landing pages.

Landing pages são páginas distintas no seu site, ou vinculadas a ele, construídas com um objetivo específico de conversão e com uma única pergunta de ação, que facilita a conclusão do objetivo. Elas são as páginas de destino para as quais você direciona sua audiência.

Veja suas principais características:

Um dos aspectos mais importantes de uma landing page é que ela seja completamente distinta do resto das páginas do seu website, sem menus de navegação, de modo a limitar as opções disponíveis para os visitantes na página e então guiá-los para a parte mais importante, a call to action, para que concluam o principal objetivo, a conversão.

Os visitantes dessas páginas geralmente chegam até elas depois de clicarem em anúncios de links patrocinados (Google Ads, Facebook Ads, Bing Ads, Twitter Ads, etc.) ou em um link na página de resultados de pesquisas (SERP) do Google e outros buscadores.

Saiba que um artigo de blog, no seu site, não é uma landing page, ele não foi desenvolvido para uma específica chamada para ação, e sim criado para vários objetivos de negócio, ele é basicamente uma página do site.

Por outro lado, uma página de download de algum material (curso, tutorial, vídeoaula, infográfico, etc.), acompanhada de uma CTA para conversão, e um único propósito – o qual é gerar leads através desse conteúdo -, é de fato uma landing page.

Confira: O que é marketing digital para sua empresa?

Saiba tudo sobre o que são landing pages

Ampliar a carteira de clientes ao captar leads e transformá-los em compradores, oferecer e-books para nutrição e atração de leads e, é claro: vender! Conheça todas as facetas sobre o que é uma landing page boa de verdade!

Landing page é diferente de home page

Uma home page não pode ser uma landing page. Você deve estar se perguntado por quê. Então reflita, uma home page tem:

  • Um objetivo de negócio específico (como no exemplo citado acima, gerar leads através da entrega de conteúdo).
  • Um único evento de conversão (como um formulário acompanhado de uma CTA, por exemplo).

Geralmente, as home pages possuem muitos focos, como apresentar a empresa para os visitantes, mostrar os principais produtos ou serviços, citar comentários de clientes satisfeitos, entre outros. Elas não são criadas com um único objetivo de conversão, mas sim vários, falando sobre diversos produtos ou serviços.

Veja também: Como criar um plano editorial para a minha empresa?

Quais os principais objetivos das landing pages?

Agora que já definimos de forma precisa o que são landing pages, podemos ir para o próximo passo, compreender seus objetivos e por que são ferramentas tão valiosas para as estratégias de marketing digital.

As landing pages podem ser dividas em dois principais tipos, vendas diretas e geração de leads.

Vendas diretas

As landing pages para vendas diretas são as mais conhecidas e muitas vezes acabam não sendo vistas como tal. Essas páginas são basicamente páginas de produtos, no caso de e-commerces, e seu único propósito é concluir a venda. Nesses casos, as CTAs podem ser botões como: compre agora, reserve já, adicione ao carrinho, etc.

Geração de leads

Também conhecidas como páginas de captura, ou página de captura de cadastros, as landing pages de geração de leads são criadas com o único objetivo de reunir informações pessoais sobre seus visitantes (como nome, e-mail, telefone, site, etc.), que posteriormente serão utilizadas nas demais ações de marketing.

Esse tipo de página geralmente tem um formulário mais extenso que os das páginas de vendas diretas, incluindo campos personalizados que podem ser utilizados para segmentar os leads no processo de nutrição.

Uma página cujo objetivo é a geração de leads deve evidenciar os benefícios que o usuário obterá ao preencher o formulário, concluindo a conversão. Alguns benefícios que você pode ofertar são:

  • Download de e-book
  • Download de guia (de como fazer)
  • Acesso a videoaulas
  • Assinatura de newsletter, entre outros